concurso de cartaz

O livro Fundamentos gráficos para um design consciente (Musa Editora, 2011) completa agora 1 ano de sua publicação. Para comemorar esse primeiro aniversário, haverá um concurso de cartaz promovido aqui, no blog da entrelinha. Participe e chame os amigos!

O livro possui uma sobrecapa, que vira um cartaz. A relação do design gráfico com o cartaz é antiga. Os primeiros cartazes surgiram na Idade Média, e até meados do século XIX eram compostos por texto corrido, sem nenhuma técnica gráfica elaborada.

A partir da segunda metade do século XIX, com a Revolução Industrial e o desenvolvimento tecnológico, as possibilidades de novas técnicas de impressão garantiram a participação de artistas renomados, como os franceses Jules Chéret (1836-1931) e Henri de Toulouse-Lautrec (1864-1901) e o tcheco Alphonse Maria Mucha (1860-1939) na criação de cartazes publicitários. O estilo Art Nouveau era amplamente utilizado em cartazes de peças de teatro, óperas, produtos alimentícios, cigarros, revistas, lojas de departamentos. E até hoje, o cartaz é um meio de expressão valioso para várias áreas da comunicação e das artes.

Sobrecapa do livro vira um cartaz

O concurso

Cada participante desenvolve um cartaz relacionado ao design. O vencedor do concurso ganha o livro Fundamentos gráficos para um design consciente envolto com o seu próprio cartaz, impresso em alta definição, no lugar do cartaz original.

Para a elaboração do cartaz, seguem abaixo os itens que compõem cada capítulo do livro:
Capítulo 1 – Design gráfico
– Primeiro passo
– Concepção de uma ideia
– Composição
– História dos movimentos artísticos

Capítulo 2 – Tipografia
– Nomenclatura tipográfica
– Classificação dos tipos
– Variação do desenho tipográfico
– Origem da escrita
– Primeiras impressões
– Medidas tipográficas
– Evolução do desenho tipográfico
– Era digital

Capítulo 3 – As cores
– Dimensões
– Classificação
– Combinação
– Relatividade
– Escala de cores
– Sensação e simbologia
– História da cor

Capítulo 4 – Produção gráfica
– Formato
– Papel
– Retícula e lineatura
– Pré-impressão
– Tipos de reprodução
– Acabamento

Capítulo 5 – Práticas profissionais
– Orçamento: como e quanto cobrar
– Tabela de preços
– Contrato de trabalho
– Código de ética

Glossário e referências bibliográficas ao final.

Sumário do livro

Quem escolhe o vencedor?

Vocês!
Após o prazo de entrega dos cartazes (8 de junho), os cartazes participantes entrarão em votação aberta, no blog da entrelinha, do dia 15 a 29 de junho. Os cartazes serão apresentados sem identificação dos autores. A votação será anunciada publicamente para que todos os interessados possam participar. O resultado será no dia 2 de julho.

Prazos e envio

– entrega do cartaz: até o dia 8 de junho de 2012.
– votação: de 15 a 29 de junho de 2012.
– resultado: 2 de julho de 2012.
– nomear o arquivo com o nome do autor.
– enviar o arquivo para o email: arte@entrelinha.art.br
obs: se o arquivo ficar acima de 5 MB, favor enviar por wetransfer.com ou similares.

Características técnicas do cartaz

– formato: 45 x 60 cm (horizontal ou vertical, escolha livre).
– salvar em jpg ou pdf.
– 300 dpi.
– impressão 4 x 0 (colorido na frente e verso sem impressão).

Dúvidas

escreva para: arte@entrelinha.art.br

Boa sorte e bom trabalho para todos!

1 thoughts on “concurso de cartaz

  1. Caríssimos, uma informação que me foi pedida para auxiliar na confecção do cartaz: as medidas do livro. São elas:
    livro fechado: 16 cm (largura) x 23 cm (altura)
    lombada: 2,7 cm

Deixe uma resposta