o livro negro

Quando me descobri negra (Sesi-SP Editora), de Bianca Santana com ilustrações de Mateu Velasco e projeto gráfico da Entrelinha Design reúne relatos sobre a dificuldade de assumir a identidade negra no Brasil. O livro, dividido em três partes — “Do que vivi”, “Do que ouvi” e “Do que pari” — conta histórias que revelam, sem agressividade, o racismo.

Na capa, um forte pantone laranja aplicado ao título garante contraste com o fundo preto e branco da ilustração. A capa sugere a mesma vitalidade com que a autora trata do assunto.

IMG_8485

A cor negra é a essência do projeto gráfico desse livro. Apenas a primeira e a última página do miolo são brancas. Já na segunda página, a cor negra tinge o fundo branco, de maneira quase acidental, assim como no primeiro relato do livro, no qual a história revela a apropriação da autora em relação ao fato de ser negra.

IMG_8481

No decorrer da leitura, os relatos, da autora e de terceiros, se apropriam da identidade negra e as páginas permanecem com fundo negro até a última dupla. Se, no início da leitura a cor escura de fundo chama a atenção por não ser usual – normalmente as páginas dos livros são brancas –, no decorrer das páginas, com os olhos familiarizados a esse padrão de cor, já não faz diferença se o fundo é negro ou branco.

IMG_8482IMG_8484

Na penúltima página do miolo, a tinta negra aparece cobrindo o fundo branco, ao contrário do início do livro, de maneira intencional, em sintonia com o próprio olhar da autora, que, no decorrer dos relatos, se apropria ativamente de sua identidade.

O movimento intencional e ativo da tinta sobre a página branca alerta que o empenho contra o racismo é um tema em construção.

IMG_8483

Veja mais no site da Entrelinha clique aqui.

Deixe uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s