O irmão mais novo do Graffiti Fine Art chegou! Trata-se do segundo livro de arte da coleção Bienal Internacional Graffiti Fine Art (Sesi-SP), com projeto gráfico da Entrelinha Design.
A III Bienal Internacional do Graffiti, que aconteceu no prédio da Bienal neste ano, reuniu grandes artistas da arte urbana. Muitos deles apresentaram uma arte tridimensional, que foi além dos muros e conquistou objetos como ônibus, instalações, bonecos, estruturas tridimensionais criadas exclusivamente para sustentar a arte urbana.
Essa característica da tridimensionalidade do grafite foi o principal norte para a criação do projeto gráfico da capa do livro, que é uma reprodução da obra do coletivo SHN. O grupo montou na exposição uma grande estrutura quadrada ao redor de uma pilastra e a encapou com cartazes lambe-lambe. Ao aproximar as extremidades das grandes orelhas da capa, o leitor monta a reprodução da obra.
A estrutura da capa do livro passa a ser o próprio elemento criado pelo coletivo e também uma representação de um muro, suporte primeiro da arte urbana. Para a fiel representação da obra não foi aplicado o título e logo da editora na capa mas, sim, na cinta que a envolve.
O verso da capa da primeira orelha compõe a imagem do ônibus que se estende até a primeira página do miolo. Já o verso da segunda orelha compõe com a última página do mioloa imagem da menina. Dessa forma, o muro interno que se forma também se torna uma representação tridimensional da arte urbana.
Na exposição havia vários bonecos – feitos pelo artista Tinho – espalhados pelos cantos e arredores do espaço. Ao caminhar pelos andares da Bienal era impossível não se deparar com eles. No miolo do livro essa ideia se repete, os bonecos aparecem como personagens, nas aberturas das seções e páginas informativas, como sumário.
As páginas são apresentadas em uma diagramação que favorece o aspecto artístico das obras, com ênfase em detalhes quando indispensável. O texto referente a cada participante acompanha sua obra sobre um fundo de cor que varia de acordo com a paleta de cores usada pelo próprio artista.
Veja mais no site da Entrelinha.