graffiti tridimensional

IMG_8495

O irmão mais novo do Graffiti Fine Art chegou! Trata-se do segundo livro de arte da coleção Bienal Internacional Graffiti Fine Art (Sesi-SP), com projeto gráfico da Entrelinha Design.

A III Bienal Internacional do Graffiti, que aconteceu no prédio da Bienal neste ano, reuniu grandes artistas da arte urbana. Muitos deles apresentaram uma arte tridimensional, que foi além dos muros e conquistou objetos como ônibus, instalações, bonecos, estruturas tridimensionais criadas exclusivamente para sustentar a arte urbana.

Essa característica da tridimensionalidade do grafite foi o principal norte para a criação do projeto gráfico da capa do livro, que é uma reprodução da obra do coletivo SHN. O grupo montou na exposição uma grande estrutura quadrada ao redor de uma pilastra e a encapou com cartazes lambe-lambe. Ao aproximar as extremidades das grandes orelhas da capa, o leitor monta a reprodução da obra.

IMG_8508

A estrutura da capa do livro passa a ser o próprio elemento criado pelo coletivo e também uma representação de um muro, suporte primeiro da arte urbana. Para a fiel representação da obra não foi aplicado o título e logo da editora na capa mas, sim, na cinta que a envolve.

IMG_8496

IMG_8513

O verso da capa da primeira orelha compõe a imagem do ônibus que se estende até a primeira página do miolo. Já o verso da segunda orelha compõe com a última página do mioloa imagem da menina. Dessa forma, o muro interno que se forma também se torna uma representação tridimensional da arte urbana.

IMG_8497

IMG_8507

Na exposição havia vários bonecos – feitos pelo artista Tinho – espalhados pelos cantos e arredores do espaço. Ao caminhar pelos andares da Bienal era impossível não se deparar com eles. No miolo do livro essa ideia se repete, os bonecos aparecem como personagens, nas aberturas das seções e páginas informativas, como sumário.IMG_8499

IMG_8504 IMG_8506

As páginas são apresentadas em uma diagramação que favorece o aspecto artístico das obras, com ênfase em detalhes quando indispensável. O texto referente a cada participante acompanha sua obra sobre um fundo de cor que varia de acordo com a paleta de cores usada pelo próprio artista.

IMG_8500 IMG_8501 IMG_8502 IMG_8503

IMG_8514

IMG_8515

Veja mais no site da Entrelinha.

Deixe uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s